Fonte - http://zdnet.pt
A NTT e a DoCoMo desenvolveram uma tecnologia que utiliza o corpo humano para trocar e armazenar dados
As empresas japonesas de telecomunicações NTT e DoCoMo desenvolveram uma tecnologia que transforma o corpo humano numa rede de banda larga que permite a troca de dados, como e-mails, através de um simples aperto de mão.
O sistema consiste em aproveitar a condutividade do corpo humano, encarado como um circuito a que é acrescentada uma série de funcionalidades, tais como armazenamento de dados, agenda, etc. Esse circuito humano permite passar sinais eléctricos de baixa amplitude, podendo ser-lhe acrescentado um PDA.
Através de um simples aperto de mãos, duas pessoas poderão trocar os seus endereços de correio electrónico, nomes e números de telefone, os quais ficarão imediatamente registados no PDA.
Esta tecnologia deve também permitir a transmissão de informações através da maçaneta de uma porta, dos interruptores da electricidade e mesmo de uma cadeira.
O sistema foi testado pelas duas empresas a uma velocidade de dez megabites por segundo. O resultado foi satisfatório, tendo em conta que se conseguiu praticamente o mesmo que numa ligação à Internet através de uma rede de banda larga. |