Notícias
 
Apertos de mão podem transmitir informação
 
     
 

Fonte - http://zdnet.pt

A NTT e a DoCoMo desenvolveram uma tecnologia que utiliza o corpo humano para trocar e armazenar dados


As empresas japonesas de telecomunicações NTT e DoCoMo desenvolveram uma tecnologia que transforma o corpo humano numa rede de banda larga que permite a troca de dados, como e-mails, através de um simples aperto de mão.

O sistema consiste em aproveitar a condutividade do corpo humano, encarado como um circuito a que é acrescentada uma série de funcionalidades, tais como armazenamento de dados, agenda, etc. Esse circuito humano permite passar sinais eléctricos de baixa amplitude, podendo ser-lhe acrescentado um PDA.

Através de um simples aperto de mãos, duas pessoas poderão trocar os seus endereços de correio electrónico, nomes e números de telefone, os quais ficarão imediatamente registados no PDA.

Esta tecnologia deve também permitir a transmissão de informações através da maçaneta de uma porta, dos interruptores da electricidade e mesmo de uma cadeira.

O sistema foi testado pelas duas empresas a uma velocidade de dez megabites por segundo. O resultado foi satisfatório, tendo em conta que se conseguiu praticamente o mesmo que numa ligação à Internet através de uma rede de banda larga.

 
     
  <voltar  
     
  17 de Outubro de 2018  

 

   
 
 Desenvolvimento por VIDAMnet Dep. de Design